Violonista João Camarero celebra o legado de Baden Powell em EP afetivo com cinco músicas do antecessor

Disco sai em 31 de janeiro e inclui temas do álbum gravado por Baden na Alemanha em 1971 e ouvido por Camarero quando ele se iniciava no violão. Capa do EP ...

Violonista João Camarero celebra o legado de Baden Powell em EP afetivo com cinco músicas do antecessor
Violonista João Camarero celebra o legado de Baden Powell em EP afetivo com cinco músicas do antecessor (Foto: Reprodução)

Disco sai em 31 de janeiro e inclui temas do álbum gravado por Baden na Alemanha em 1971 e ouvido por Camarero quando ele se iniciava no violão. Capa do EP ‘Baden’, de João Camarero Mário Restiffe ♫ NOTÍCIA ♪ Ás das sete cordas, dono de toque sofisticado que o transformou em aclamado sucessor do violonista Raphael Rabello (1962 – 1995), João Camarero ainda se iniciava no violão quando ouviu na casa de um tio o álbum Solitude on guitar (1971), gravado por Baden Powell (6 de agosto de 1937 – 26 de setembro de 2000) na Alemanha. Na ocasião, Camarero ficou espantando com a beleza e a riqueza do toque de Baden no tema que abria o disco, Introdução ao Poema dos olhos da amada, composto pelo violonista fluminense como prólogo da solene canção Poema dos olhos da amada (Paulo Soledade e Vinicius de Moraes, 1954). Desde então, a obra de Baden Powell se tornou um norte para João Camarero, hoje já reverenciado como um dos grandes nomes do violão brasileiro. Por isso, o EP que o instrumentista lançará em 31 de janeiro, intitulado Baden, pode ser entendido como um acerto de contas de Camarero com a memória afetiva e musical do violonista paulista, nascido em 1990 em Ribeirão Preto (SP). Não por acaso, Introdução ao Poema dos olhos da amada (1971) figura entre as cinco músicas do disco gravado por Camarero no estúdio Space Blues, na cidade de São Paulo (SP), com produção musical de Alexandre Fontanetti. Também não por acaso, Chará (1971), segunda música do álbum Solitude on guitar, é abordada por Camarero no EP Baden. As outras três músicas do EP Baden são O astronauta (Baden Powell e Vinicius de Moraes, 1963), Velho amigo (Baden Powell e Vinicius de Moraes, 1979) – tema composto por Baden em homenagem ao pai do violonista – e Voltei (Baden Powell e Paulo César Pinheiro, 1986). Gravado sob a direção musical do próprio João Camarero, o EP Baden chega ao mercado digital em edição da gravadora Borandá. A capa do disco flagra João Camarero no estúdio em foto de Mário Restiffe.